Polias e correias
É uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, constituída de uma coroa ou face, acionada por uma correia, corda ou corrente metálica. A polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada à outra polia de diâmetro igual ou não, realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
Os materiais que se empregam para a construção das polias são: ferro fundido (o mais utilizado), aços, ligas leves e materiais sintéticos. A superfície da polia não deve apresentar porosidade, pois, do contrário, a correia irá se desgastar rapidamente.
Tipos de polias
Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. Na maioria dos casos as polias se apresentam nas formas planas ou trapezoidais, entretanto, existem também polias para cabos de aço, para correntes, polias (ou rodas) de atrito, polias para correias redondas e para correias dentadas. Algumas vezes, as palavras roda e polias são utilizadas como sinônimos.
Polias planas
As polias planas podem apresentar dois formatos na sua superfície de contato. Essa superfície pode ser plana ou abaulada, podendo apresentar guia ou escalonamento na sua estrutura.
[pic]
A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos.
[pic]
Polia trapezoidal
A polia trapezoidal recebe esse nome porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio. As polias trapezoidais devem ser providas de canaletes (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada, podendo ser apresentadas nas formas de “V” simples e “V” múltipla.
[pic]