Polias - Engenharia
São mecanismos circulares com cavidades periféricas destinadas ao o uso de correias para a tração mecânica. São movidas pela rotação do eixo do motor, máquinas ou equipamentos, fazendo com que a outra polia se mova através da força exercida na correia.
As correias e polias "são um dos meios mais antigos de transmissão de movimento. É um elemento flexível, normalmente utilizado para transmissão de potência entre dois eixos" (ANDRADE).
A polia que exerce a força e movimento é chamada de polia motora ou condutora. A que recebe a força e movimento é chamada de polia movida ou conduzida.
São utilizadas em diversos setores, tais como: sistema de transporte e sistema de transferência de potência. Segundo LINO, "elas são empregadas quando se pretende transmitir potência de um veio para o outro a uma distância em que o uso de engrenagens é inviável" "SIC".
CARACTERÍSTICAS
Transmitem grande energia;
Custo relativamente baixo;
Proteção ao motor;
Uma das formas mais utilizadas em sistemas de transmissão de potência (ANDRADE).
TIPOS
Planas "flat";
Redondas;
Dentada;
Trapezoidal ou "V" simples;
Trapezoidal ou "V" múltipla;
Relação do diâmetro das polias e o número de rotações por minuto (RPM)
O diâmetro das polias interfere diretamente na velocidade de rotação. Polias com diâmetros iguais fornecem a mesma velocidade de rotação. Existe uma relação entre o tamanho da polia motora e a RPM da polia movida. Quanto maior for a polia movedora, maior será a RPM na polia movida e vice versa, como veremos nas figuras abaixo.
Diâmetros iguais = mesma rotação
Motora maior = maior rotação
Motora menor = menor rotação
A expressão matemática para essa relação é: n1 é a RPM da polia motora / D1 é o Diâmetro da polia motora n2 é a RPM da polia movida / D2 é o Diâmetro da polia movida
Considerando o raio e a velocidade escalar das polias, "todos os seus