Poli
A estrutura macromolecular dos polímeros proporciona-lhes características peculiares em termos de propriedades químicas, físicas e mecânicas. Outro fator relevante para a obtenção de propriedades adequadas do produto final são as condições de processamento, as quais afetam a estrutura molecular do produto.
Portanto, a correlação entre o processamento, a estrutura e as propriedades do polímero utilizado na fabricação do produto desejado é fundamental para dominar a tecnologia da transformação de materiais poliméricos [2].
Cada vez mais os polímeros estão substituindo outros materiais, logo, é imprescindível que o produto polimérico apresente um desempenho mecânico satisfatório durante a vida útil projetada para uma determinada aplicação.
A fluência é uma variação mecânica que altera as propriedades dos polímeros ao longo do tempo. Na fluência o polímero pode se deformar além de seu limite de escoamento atingindo um estado de deformação irrecuperável comprometendo o desempenho da peça. A fluência é afetada por três fatores: tensão, tempo e temperatura [3].
Variáveis de processamento podem gerar um estado de não-equilíbrio na estrutura molecular. As moléculas tendem a restabelecer o equilíbrio termodinâmico, o qual é dependente do tempo e da temperatura, fenômeno conhecido por envelhecimento físico. Deste fato resulta a diminuição de volume livre e a variação volumétrica comprometendo o desempenho da peça [20].
Devido ao excesso de