Polarimetria
O experimento realizado teve como objetivo analisar por meio de um instrumento chamado de polarímetro, o desvio da luz polarizada provocado por uma solução de açúcar diluída em água destilada. Esse desvio poderia ser para a direita ou para a esquerda.
INTRODUÇÃO
O polarímetro é um instrumento utilizado para fazer a medição do ângulo de rotação gerado pela luz polarizada ao atravessar uma substância opticamente ativa. Esse equipamento é composto de duas placas polarizadoras, o polarizador e o analisador, e seu funcionamento depende de uma fonte de luz monocromática, normalmente a risca D de sódio, que ao atingir o material contido no tubo de amostra, promove uma alteração da direção da polarização. Dessa forma, o observador pode ver através do ocular a luminosidade reduzir, e ao girar o analisador volta a obter um máximo de intensidade luminosa. Mede-se, então, o desvio de luz provocado pela molécula de açúcar utilizada neste experimento, que por ser uma molécula quiral, faz com que haja rotação no plano de polarização.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais utilizados:
• Becker de 80 mL
• Bastão de vidro
• Balão de fundo chato com tampa de 100 mL
• Balança
• Polarímetro
Reagentes utilizados:
• 5 g de açúcar (sacarose – C12H22O11)
• 100 mL de água destilada
Procedimento:
Coloca-se o becker na balança e tara-se a mesma (zera-se a balança). Em seguida, adiciona-se 5g de açúcar, que é diluído com uma pequena quantidade de água destilada. Agita-se a solução utilizando o bastão de vidro, até que o açúcar esteja completamente diluído. Passou-se a solução para o balão de fundo achatado e adicionou-se água até completar 100 mL. Logo após o preparo da solução de açúcar, tranfere-se a solução para um recipiente e coloca-se o mesmo dentro do polarímetro. Observa-se a luz através da ocular e ajusta-se o foco girando a ocular até obter uma imagem nítida. Gira-se o analisador por meio do botão de giro, alterando o ângulo no sentido