polarimetria instrumental
Curso Superior de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas
G2 - Polarimetria
Ana Carolina Rosa da Silva
Daniel Murialdo Nazario
Karen Elbert Leal Mazza
Sara de Oliveira Santos
Nilópolis/RJ
2014
1. Introdução
Polarimetria é uma técnica usada para a análise de substâncias usando conceitos de polarização da luz. O aparelho utilizado para aplicações da técnica de polarimetria é o polarímetro.
Para entender melhor sobre esta técnica, este trabalho consiste em descrever o equipamento e sua funcionalidade; explicar a análise e a rotação específica; relatar as análises de açúcares e outras aplicações; demonstrar a possível associação do polarímetro com a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – CLAE.
2. Equipamento
A polarimetria mede o poder rotatório de uma substância com polarímetro, sendo este um dos métodos mais prático para distinguir os enantiômeros e, portanto, é um importante critério de identificação, caracterização e de determinação de pureza enantiomérica.
O poder rotatório varia com a temperatura, o comprimento de onda da luz incidente, o solvente utilizado, a natureza da substância e sua concentração. Se a solução contiver duas substâncias opticamente ativas e estas não reagirem entre si, o ângulo de desvio será a soma algébrica dos ângulos de desvio de ambas.
As medições são feitas pela leitura de intensidades de luz após sua passagem por alguns dispositivos ópticos, de forma a obter não apenas o estado de polarização como também o grau de polarização. Um emissor de luz monocromática envia um feixe de luz até o primeiro filtro polarizador. A luz polarizada é aquela que vibra transversalmente em todas as direções, perpendiculares a um eixo de propagação. Ao atravessar o filtro polarizador, a luz emergente, polarizada, que vibra num único plano de vibração, atravessa o pequeno tubo cilíndrico transparente com a