pola yoke

347 palavras 2 páginas
Funções de Regulagem do Poka-Yoke

Há duas maneiras de se corrigir erros utilizado as funções de regulagem:

Método de Controle: que tem como característica a parada do processo ou maquina quando é encontrado um erro, após o ativamento do Poka-Yoke o processo só é retomado quando o problema é resolvido.

Método de Advertência: quando o Poka-Yoke é ativado é emitido um sinal de advertência para informar o erro.

A freqüência que ocorrem os defeitos influencia na decisão de qual método deve ser utilizado. Para processos onde existem muitos erros o método mais utilizado é o método de controle, porque paralisa a produção evitando a fabricação de produtos com defeito, isso não acontece no método de advertência, já que se o operador ignorar o sinal a maquina continuara a produzir as peças com defeito. Mas quando a freqüência de erros é baixa o método mais assertivo é o de advertência.

Funções determinantes do Poka-Yoke

Segundo SHINGO (1996, p.56) há três tipos de Poka-Yoke de controle:

Método de contato: identifica defeitos de contato ou não do dispositivo ou qualquer característica de forma ou dimensão. Método de conjunto: identifica quando um número de ocorrências previstas é executado.

Método de etapas: determina se são seguidos os estágios ou operações estabelecidas por um dado procedimento.
.
Escolha de um método Poka-Yoke

Segundo SHINGO, o Poka-Yoke não é um sistema de inspeção, mas um método de detectar erros para satisfazer as especificações desejadas. O Poka-Yoke é apenas o método para tratar o objetivo de inspecionar o processo.

Portanto, o primeiro passo na escolha e adoção de métodos de controle de qualidade efetivos é identificar o sistema de inspeção que melhor satisfaz as necessidades de determinado processo. O passo seguinte é identificar um método de Poka-Yoke que seja capaz de satisfazer a inspeção desejada. Somente depois de definido o método apropriado, deve-se considerar qual o tipo do dispositivo Poka-Yoke.

Relacionados