Pol tica e desenvolvimento de cole es na Biblioteca Publica Benedito Leite
É o conjunto de atividades caracterizadas por um processo decisório que determina a conveniência de se adquirir, manter ou descartar materiais bibliográficos e não bibliográficos, tendo como base critérios previamente pré-estabelecidos, visando a formação ideal do acervo, tornando-se um instrumento para planejamento e avaliação.
A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Pública Benedito Leite define critérios para a composição do seu acervo.
Objetivos
A política de desenvolvimento da coleção tem os seguintes objetivos:
Identificar os elementos adequados a formação da coleção; Determinar critérios para duplicação de títulos; Estabelecer prioridades de aquisição de material; Traçar diretrizes para o descarte de material.
Permitir o crescimento racional e equilibrado do acervo em todos os campos do conhecimento;
Competência
Compete à Seção de Formação e Desenvolvimento de Coleções o gerenciamento das atividades de formação, manutenção e controle do acervo da Biblioteca. No entanto, é necessário um trabalho integrado entre todos os Setores da Biblioteca, com destaque para as seções de atendimento ao público: Referência, Materiais Especiais e Biblioteca Infantil.
À Seção Formação e Desenvolvimento de Coleções compete: estudar, propor e avaliar a política de desenvolvimento de coleções; prever os recursos necessários para a formação e desenvolvimento de coleções; planejar e coordenar as atividades de aquisição, avaliação e descarte de coleções; selecionar material bibliográfico para aquisição e descarte; promover o intercâmbio de material bibliográfico; executar as rotinas de aquisição de material bibliográfico por compra, permuta ou doação; organizar e manter cadastros de editoras, livrarias e outras instituições para fins de aquisição.
Formação do Acervo
A formação do acervo da Biblioteca Pública Benedito Leite se dará através de compra,