POL TICA COMERCIAL PRONTO
- A Política Fiscal, Monetária, Cambial e Comercial são políticas econômicas usadas pelo governo, que, utilizando diferentes instrumentos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos distintos entre si. Tais politicas dependem principalmente das variaveis taxa de cambio, taxa de juros e a politica fiscal que podem reveler ameacas e oportunidades no Mercado. Elas determinam quanto o governo pode gastar, quanto deve arrecadar e que tipos de tributos deve recolher.
Vamos explica-las melhor.
A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia, e determina a taxa de juros aplicada no cenário nacional. Isso é dever do Banco Central.
Já a política fiscal é o principal instrumento de política econômica do setor público, ela consiste na elaboração e organização do orçamento do governo, o qual demonstra as fontes de arrecadação e os gastos públicos a serem efetuados em um determinado período.
O governo pode alterar o volume das receitas e gastos públicos através dos instrumentos fiscais que são os impostos, despesas do governos, orçamento do governo.
A política cambial é formada pelo mercado de câmbio o qual é formado pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades.
Um exemplo são das empresas que vendem mercadorias ou ações no exterior que estão aumentando a oferta de moeda estrangeira, já empresas que compram bens ou ações do exterior estão demandando moeda estrangeira. E com essa demanda e oferta, o preço da moeda estrangeira em relação moeda nacional é determinado, este preço é chamado de taxa de câmbio.
E por último a política comercial, que se refere ás decisões do governo sobre mecanismos que podem reduzir ou incentivar as exportações e importações, exercendo junto com a política cambial uma forte influência no mercado externo.
E para isso são utilizados três mecanismos principais, que são eles:
Os mecanismos