Pol Meros Em Nanotecnologia
Nanotecnologia
Danilo
Lucas V.
Luiz H.
Objetivo é criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de manipular átomos e moléculas.
Patentes
Entre
1976 à 2004:
542 patentes que apresentaram atuação em nanotecnologia, 70 eram relacionadas à materiais poliméricos nanoestruturados.
Evolução de Patentes em materiais Polimericos
A primeira
patente relacionada a um material polimérico nanoestruturado foi registrada em 1990 e a segunda somente em 1994. Houve um grande crescimento a partir de 1996, ressaltando-se também os anos de 2001 e 2003.
Participação no desenvolvimento A grande
participação das empresas;
As principais empresas identificadas foram: farmacêuticas, a NanoSystem L.L.C (5 patentes) e a Rhone-Poulenc Rorer S.A ( 3 patentes) e de cosméticos a L'Oreal (3 patentes). Universidades, centros de pesquisas e institutos; pessoas físicas.
Distribuição de Aplicações
Suportes:
São polímeros que possuem a função de suportar os materiais nanoestruturados em sua matriz.
Processos de Fabricação de polímeros: Esta aplicação trata especificamente da síntese de um material polimérico nanoestruturado.
Muitas vezes o material polimérico nanoestruturado é obtido pela redução do tamanho do polímero, tornando suas dimensões nanométricas, ou por meio de polimerização em microemulsão, formando assim o polímero dentro das micelas, o que garante a formação de partículas nanométricas. Diagnósticos
e Terapias: Os materiais poliméricos nanoestruturados podem ser aplicados em diagnósticos e terapias, como por exemplo, na desativação de moléculas causadoras de doenças como o câncer.
Fármacos: Utilização de nanopartículas poliméricas na fabricação de medicamentos e cosméticos. Neste caso, os polímeros atuam na formulação dos produtos.
Medicina
Reparadoura e Odontologia:
Aplicação de materiais poliméricos nanoestruturados em medicina estética principalmente empregados no