poki
A administração mercadológica é, muitas vezes, confundida com venda e propaganda. Mas isso é um erro. Na verdade, ela engloba a venda, a propaganda e muito mais: ênfase nas necessidades do cliente, visão voltada para fora da empresa, para o mercado.
Uma empresa precisa acumular as experiências de seu passado para aplica-las nas decisões de seu presente e no planejamento de seu futuro.
Quando pouquíssimas pessoas procuram o produto, as empresas costumam optar por provocar a demanda, através de um plano de oferta.
Demanda e oferta são termos interligados, pois uma necessidade que provoca a procura, isto é, a demanda, é completado por uma ação de oferta e vice-versa.
Hoje para que uma empresa sobreviva de forma lucrativa em um mercado que tem se mostrado mais e mais competitivo, é necessário que em sua ação mercadológica ela não só use criatividade mas também defina bem seus critérios.
Pesquisar as reais necessidades da clientela em potencial , é fundamental para dar a inserção de um produto no mercado.
Clientela em potencial: é aquele grupo de pessoas que se pretende alcançar: ainda não são clientes mas têm todas as possibilidades para sê-lo.
Uma vez elaborado e lançado o produto, é a propia administração mercadológica que controla se tudo está correndo de acordo com o planejado e propõe as adaptações necessárias.
A administração mercadológica é a analise o planejamento, a implantação e o controle de programas destinados a levar a efeito as trocas desejadas com públicos específicos, tendo por objetivo o ganho pessoal ou mutuo.
Pelo que se pode perceber, a administração mercadológica e estratégica, já que é um caminho que deve ser percorrido pela empresa para atingir seus objetivos.
A administração mercadológica elabora o planejamento estratégico da empresa: define e executa as atividades, selecionado recursos humanos e materiais, aplicando os meios disponíveis, ou seja, explorando as condições favoráveis, para