Pokemon
De entre as várias maneiras de humor como forma de crítica destaca-se a sátira, sendo esta uma técnica artística que pretende ridicularizar um determinado tema com o objetivo de provocar ou tentar evitar uma determinada mudança. Esta representação artística representa o humor de uma forma muito subtil, sendo maioritariamente irónico, deixando por vezes de ser completamente humorístico e passando até a ser trágico. O melhor exemplo de sátira exibida em Portugal é sem dúvida o programa anteriormente exibido na RTP 1 chamado “Contra Informação”, que pretendia realizar uma sátira principalmente política e aos órgãos de poder do nosso país, em que se retratavam as figuras políticas mais importantes do país sob a forma de marionetas com cabeças gigantes, de certa forma a tentar ridiculariza-las, mostrando as decisões tomadas para o país e tentando provocar uma alteração destas através do humor.
Por outro lado, outra técnica artística de humor como forma de crítica é a paródia, que apresenta sempre um efeito muito cómico, seguindo o lema do “Monet Oblectando” (instruir, divertindo) e que imita de forma cómica os acontecimentos da sociedade atual. Um grande exemplo desta forma de crítica é o grupo de comediantes “Gato Fedorento”, que nos seus programas e sketches quer demonstrar os derradeiros problemas da sociedade portuguesa, representando-os de uma forma muito cómica e, às vezes, até exagerada, pretendendo que estes problemas sejam resolvidos.
Em suma, no nosso país existem vários problemas sociais e de descontentamento político e, através do humor, certas pessoas pretendem criticar estes problemas, com o objetivo que estes sejam alterados e até resolvidos.