Poetas do séc.XX
Fernando Pessoa
Trabalho realizado por : -Cláudio Costa Nº8
-Miguel Nunes Nº20
Nota Biográfica
Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa, nascido no dia 13 de junho de 1888 em Lisboa, foi um dos mais importantes poetas portugueses de todos os tempos. O seu pai morreu quando o escritor tinha 5 anos, era funcionário público do Ministério da Justiça e crítico musical do Diário de Notícias.
É no momento em que seu pai morre e, no ano seguinte, o seu irmão, que Pessoa cria seu primeiro pseudônimo, Chevalier de Pas, além do seu primeiro poema "À minha querida mamã". Vai morar para a África do Sul, na cidade de Durban. É lá que passa a maior parte da juventude, recebendo uma educação à inglesa (sendo seus primeiros textos e estudos em inglês) e demonstra o seu talento para a literatura.
Entre poemas, pseudônimos criados, estudos e viagens entre Lisboa e Durban, Pessoa volta definitivamente a Portugal, frequentando o curso superior de Letras.
Em 1908, dedica-se à tradução de correspondência comercial, sendo chamado de
"correspondente estrangeiro". Trabalha nessa profissão toda a sua vida, pelo que sempre teve uma modesta vida pública uma modesta vida pública.
Em 1915 participou na revista literária Orpheu, a qual lançou o movimento modernista em
Portugal, causando escândalo e muita controvérsia. Esta revista publicou apenas dois números, nos quais Pessoa publicou em seu nome e pelo nome do seu heterónimo Álvaro de
Campos. No segundo número da Orpheu, Pessoa assume a direção da revista juntamente com Mário de Sá-Carneiro.
Em outubro de 1924, juntamente com o artista plástico Ruy Vaz, lança a revista Athena, na qual publicou o "Drama em gente" dos seus heterónimos, publicando poesias dos principais:
Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, assim como do ortónimo Fernando Pessoa.
Morre no dia 30 de novembro de 1935, com 47 anos de idade, vítima de uma doença
chamada