Poesia dos 30
Turma: 304
POESIA DE 30
Manuel Bandeira
Biografia:
Este notável poeta do modernismo brasileiro nasceu em Recife, Pernambuco, no ano de 1886. Teve seu talento evidenciado desde cedo quando já se destacava nos estudos.
Durante o período em que cursava a Faculdade Politécnica em São Paulo, Bandeira precisou deixar os estudos para ir à Suíça na busca de tratamento para sua tuberculose. Após sua recuperação, ele retornou ao Brasil e publicou seu primeiro livro de versos, Cinza das Horas, no ano de 1917; porém, devido à influência simbolista, esta obra não teve grande destaque.
Dois anos mais tarde este talentoso escritor agradou muito ao escrever Carnaval, onde já mostrava suas tendências modernistas. Posteriormente, participou da Semana de Arte Moderna de 1922, descartando de vez o lirismo bem comportado. Passou a abordar temas com mais encanto, sendo que muitos deles tinham foco nas recordações de infância.
Além de poeta, Manuel Bandeira exerceu também outras atividades: jornalista, redator de crônicas, tradutor, integrante da Academia Brasileira de Letras e também professor de História da Literatura no Colégio Pedro II e de Literatura Hispano-Americana na faculdade do Brasil, Rio de Janeiro.
Este, que foi um dos nomes mais importantes do modernismo no Brasil, faleceu no ano 1968.
Características das obras: (temática)
É possível encontrar temas bastante diversos nas obras de Bandeira, tais como: família, infância, sociedade, morte, etc.
Poema:
Rondo do Capitao
Rondó do Capitão
Manuel Bandeira
Bão balalão, senhor capitão. tirai este peso do meu coração. não é de tristeza, não é de aflição: é só esperança, senhor capitão! a leve esperança, a área esperança... área, pois não! peso mais pesado não existe não. ah, livrai-me dele, senhor capitão!
Temas: CAPITÃO, ESPERANÇA, EXISTE, PESO
http://www.suapesquisa.com/biografias/manuelbandeira/