Poesia Concreta Brasileira
► Virada do século XIX para século XX;
► Movimentos de vanguarda e seus manifestos (futurismo, cubismo, surrealismo);
► Guerras mundias/ pós guerra/ crise de 1929.
→Contextos, conjunturas de época
→Estética do ambiente urbano
Como forma de expressão da contemporaneidade industrial, o concretismo desenvolveu poemas coordenados por bases lógicas, com inspiração na matemática, cibernética, marcados pela eficacidade e pela lógica. No entanto, esses elementos também são marcados pelos seus opostos, a contraparte ilógica e anacrônica, vez que a intenção do movimento também era abolir a linearidade cartesiana, a sequencialidade, a previsibilidade na obra de arte.
O que define as práticas de vanguarda é sua não conformidade com as obras já aceitas pela sociedade, de uma certa forma “massificadas”. A vanguarda se caracterizada pela radicalização da forma, que, em disposições não tradicionais nem convencionais, desafiam hábitos e práticas culturais.
Gonzalo Aguilar explica a dimensão da escritura poética como um triângulo em cujos vértices se encontram a forma literária, as práticas de vanguarda e as transformações históricas. Daí a importância de se entender os contextos históricos em que de desenvolvem as práticas de vanguarda, vez que suas formas traduzem o encontro da poesia com as forças sociais.
→ As vanguardas não podem ser desvinculadas de seu contexto histórico, pois é este que possibilita a compreensão de suas características.
A conjunção de profundas transformações tecnológicas [Urbanismo, industrialização, reconstrução do aliada à existência de um campo literário e artístico investido de autoridade (já aceito pelas massas)► as vanguardas .Tensão entre novidade e não-conciliação encontra no ambiente urbano e tecnológico , a novidade, o mundo-mercadoria/mundo-máquina. A modernidade é um motivo de disputa cultural e política, e as