poema
Sobre poemas e poetas
Você certamente já leu ou ouviu poemas. Canções, cantigas de roda, trava-línguas que fazem parte das brincadeiras, as músicas que ouve e canta, repentes, quadras e cordel. Tudo isso são poemas. É difícil definir as características próprias de um poema. Um texto escrito em versos rimados é um poema, mas outro feito sem rimas também pode ser. Um texto cujas palavras se organizam na folha de papel lembrando a forma do girassol também pode ser um poema. Poemas têm várias formas e falam de diferentes temas.
Os poetas escrevem para emocionar, divertir, convencer, fazer pensar o mundo de um jeito novo. Eles usam diferentes recursos, como rimas, repetições, metáforas e até formas diferentes de colocar as palavras no papel. Tudo para transmitir idéias, experiências e emoções ao leitor.
Apesar de tantas possibilidades, podemos identificar dois aspectos comuns a todos os textos. O primeiro é a maneira original de os poetas verem as coisas, que encanta e emociona o leitor. O segundo, o uso das palavras de forma especial, de modo diferente do habitual. Nas nossas oficinas, vamos estudar esses aspectos. E, também, tratar de alguns recursos poéticos que ajudarão você, aluno, a ler, analisar e produzir poemas.
Poema ou poesia?
Qual é a diferença entre poesia e poema? Poesia, segundo o Minidicionário Aurélio da língua portuguesa, é a "arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados". Já o poema é definido como "obra em verso ou não em que há poesia".
Então, esta é a diferença: quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; e, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de filme também podem ser poéticas.
Características do poema
1.Rima
Leia o poema “Tem tudo a ver”, de Elias José, do livro Palavras de encantamento:
Tem tudo a ver A poesia
Tem tudo