Poderes Governamental
O Poder Executivo – Segundo a teoria da separação dos poderes, a responsabilidade é de implementar, ou executar, as leis e as agenda diária do Governo ou do Estado. Pode ser representado, em nível nacional, por apenas um órgão, ou pode ser dividido. Esse poder pode variar de País a País. Nos Países presidencialista é representado pelo presidente, já do parlamentarista o poder fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe do governo. O Poder tem os seguintes cargos, aplicar a lei, manter as relações do país com outras nações, manter as formas armadas, administrar órgãos públicos de serviço a população como bancos. Para entendermos como o sistema funciona, tomaremos como exemplo o programa de combate à miséria do governo federal. A Presidenta estabeleceu como meta de seu governo, diminuir a miséria no país.
O Poder Legislativo – Possui a capacidade de julgar de acordo com as leis criadas, Quem jugam são os ministros, desembarcadores e juízes. No Estado o poder é representado pelas assembleias legislativas, composta por deputados estaduais. O numero de eleitos também é proporcional a população, já nos municípios os representantes do Legislativo são os vereadores, que compõem a câmera de vereadores e são eleitos por sistema proporcional. Câmara e Senado têm comissões, algumas permanentes e algumas especiais, entre as permanentes de maior destaque estão a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Finanças e Orçamento, responsável por analisar os gastos de um projeto, por exemplo. As Comissões Parlamentares de Inquérito, conhecidas como CPIs, são especiais e tem como objetivo investigar e julgar determinadas questões. Um caso recente é o escândalo do mensalão.
O Poder Judiciário – A principal função é verificar a legalidade das leis em relação a constituição. No âmbito Federal, é composto por tribunais superiores, entre os mais importantes é o Supremo Tribunal Federal, é situado em Brasília,