Poder
O Brasil passou por diversas transformações de poder, política e estado, para hoje está na democracia.
BRASIL COLONIA
1530 - Criação do sistema administrativo de Capitanias Hereditárias
A primeira forma de Administração realizada por Portugal no Brasil foi elaborada por Dom João III em 1534, o que denominamos de Capitanias Hereditárias. Foi assim que teve inicio a colonização regular da colônia (Brasil).
O território foi dividido em 15 faixas de terras doadas aos donatários e esses podiam explorar os seus recursos, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar.
Esse sistema fracassou devido a grande distância da metrópole, da falta de recursos e dos ataques indígenas e piratas.
1548- Criação do sistema administrativo do governo geral
Após essa tentativa de fracassada de estabelecer as capitanias hereditárias, a coroa Portuguesa estabeleceu no Brasil o que denominaram de Governo Geral em 1548. Essa forma administrativa tem como característica centralizar a administração, assim poderiam ter um maior controle da colônia. Mas principalmente impedir os abusos de poder por parte dos donatários. As capitanias hereditárias foram transformadas assim em capitanias gerais.
O primeiro governador geral foi Tomé de Souza, que recebeu a missão de combater indígenas rebeldes, defender o território, procurar jazidas de ouro e prata, e também aumentar a produção agrícola.
A principal função do governador-geral era impedir que os franceses ocupassem o litoral brasileiro, garantir que as capitanias distribuídas estivessem seguras e cuidar da administração do país. Para auxiliar na tarefa, o governador-geral criou os seguintes cargos ouvidor-mor, que era responsável pela justiça; provedor-mor, responsável pela carga tributária; capitão-mor, responsável pela defesa;
câmaras municipais que eram órgãos políticos compostos pelos “homens-bons”, que eram homens ricos, proprietários de terras que definiam os rumos