Poder e políca
Poder
O conceito de poder em Weber é associado a duas categorias que se completam; o Domínio, no qual, a partir de uma determinada ordem, qualquer que seja o seu conteúdo, ocorre a probabilidade de ser seguida por um certo número de pessoas, é a disciplina que a partir de uma ordem ocorre o seu obedecimento imediato, sem questionamentos pelo grupo devido a um conjunto de atitudes que lhes são visuais e arraigadas (domínio-dominador, disciplina-dominado).
“Poder é a capacidade que um homem ou grupo de homens tem de alterar o comportamento de outro homem ou grupos de homens, tendo o sujeito intenção e o objeto vontade com ou sem violência.”
Política
Max Weber, "distingui no conceito de política duas acepções, uma Ge- tal e outra restrita. No sentido geral, isto é, amplo, política é entendi- da por ele, como qualquer tipo de liderança que seja independente e que está em atividade, em ação. No sentido restrito, Weber entende que política é a liderança do Estado. Útil informar, que Estado é defen- dido pelo citado autor, como uma comunidade que pretende o monopó- lio de um determinado território, e defendê-lo com o uso da força física.
Com efeito, e com estes conceitos básicos de política e de Estado,
Weber chega ao conceito de autoridade e de legitimidade. E o Estado somente pode existir, se sua população obedecer aos detentores do poder, cuja autoridade deve ser reconhecida e legítima.
A relação de Poder e Política
No sentido geral política é entendida como qualquer tipo de liderança que seja independente e que está em atividade, em ação. Política é a liderança do estado que pretende o monopólio de um determinado território é defendê-lo com o uso de força física, porém para que se pratique a política, primeiro é necessário o poder que é a capacidade de alterar o comportamento de homens ou grupo de homens tendo intenção, vontade com ou sem violência. Segundo Aristóteles o homem é um animal político, é o poder é o elemento central da