Poder quem exerce é a maioria
PODER QUEM EXERCE É A MAIORIA, A SOCIEDADE!
A sociedade atual vive sob o poder do governo político, um poder que impõe leis e mudanças, os cidadãos devem obedece-las e segui-las. Onde fica então a democracia? Segundo Michel Foucault o poder é exercido de forma dinâmica auxiliando o ser humano a exercer sua liberdade, porém com responsabilidade. Democracia é discutir e decidir em sociedade o que é melhor para todos.
Poucos dias atrás passamos por uma série de protestos, e o principal objetivo deles era o “Passe Livre”. Esses protestos deram início por causa de uma decisão de alguns prefeitos em aumentar o preço da tarifa do transporte público, a população decidiu contestar essa mudança, não apenas pelo aumento da passagem, mas sim para mostrar que ela é maioria e deve participar das decisões que serão tomadas na cidade em que habita.
Michel Foucault acredita que o poder é um instrumento de diálogo entre indivíduos de uma determinada sociedade, e a única forma que a população encontrou para dialogar foi protestando contra o aumento da passagem, ou seja, o povo exerceu o seu poder segundo os pensamentos do filósofo Foucault, em grupo.
Portanto, a sociedade brasileira “acordou”, percebeu que quem exerce um poder não é apenas uma única pessoa pelo simples fato de ter certa autoridade em mãos, os cidadãos brasileiros enfim encontraram uma maneira de fazerem parte do poder, protestando, ou seja, comparando essa atitude com os pensamentos de Foucault, a população está dialogando para fazer parte do poder.
Nota do trabalho: 10.
Data: