Poder judiciario x arbitragem
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL CURSO DE DIREITO
ALEX BARROSO DA SILVA
PODER JUDICIÁRIO X ARBITRAGEM
CASCAVEL - PR
2013
ALEX BARROSO DA SILVA
PODER JUDICIÁRIO X ARBITRAGEM
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel, para a disciplina de Teoria Geral do Processo, ministrada pelo Profº. Paulo Reneu S. Santos.
CASCAVEL - PR
2013
1 INTRODUÇÃO O poder jurídico este diariamente exposto nas mídias em massa, o que faz entendermos parcialmente suas funções, como buscar seu acesso, dentre outros requisitos. Já a arbitragem pouco se conhece, e poucos falam, é algo novo no meio judicial, e buscaremos entender como o mesmo funciona e suas funções básicas, principalmente comparando as duas extensão.
2 PODER JUDICIÁRIO X ARBITRAGEM
Sabe-se que uma repartição judicial é uma das mais solicitadas pela sociedade, principalmente pela grande divulgação hoje existente dos direitos a que ele se insere, e devido a esta publicação, a morosidade da justiça se torna algo rotineiro, o que implica diretamente na revolta perante o seu problema judicial. E é neste contexto que vem inserir-se a Arbitragem como uma forma de apoio ao sistema Judicial.
A Arbitragem realiza o mesmo trabalho que o Juiz, tendo poder de decisão, sem fugir de sua jurisdição, a qual foi regulamentada pela lei nº 9.307/96 pelo Senador Pernambucano Marco Maciel.
Temos como definição básica de Poder Judiciário, em que não examina o processo, mas encaminha a forma procedimental, vem dirimir toda a ação judicial.
A arbitragem é composta por pessoas capacitadas, que saibam da importância do sigilo perante os fatos expostos, agilidade, informalidade e ainda as parte tem a possibilidade de escolherem a quem entregarão a solução dos conflitos. Ela vem surgindo devido a grande