Poder de recompensa
Disciplina: Comportamento Organizacional
Atividade da Unidade 4
|Elaboração do Cursista |
Questão 1 – Qual a diferença entre o poder da recompensa e o poder coercitivo? O que estes dois tipos de poder têm em comum? Em que se parecem com o poder legítimo? Em que sentido diferem tanto do poder de especialização como do poder de referência?
O poder da recompensa e totalmente o oposto do poder coercitivo, pois no poder da recompensa as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos; portanto, alguém que possa distribuir recompensas que outros vejam como valiosas terão poder sobre elas. No entanto o poder coercitivo é quando alguém reage a este poder por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falhar na concordância. Ele se apóia na aplicação ou na ameaça de aplicação de sanções físicas como infligir dor, geração de frustração através de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança. O poder coercitivo e o poder de recompensa são na verdade complementos um do outro. Se você pode tirar algo de valor positivo de outro ou infligir algo de valor negativo sobre ele, você tem poder coercitivo sobre essa pessoa.O poder legítimo é mais amplo do que o poder para coagir ou recompensar, ele inclui a aceitação por membro de uma organização, da autoridade de uma posição
Questão 2 – Descreva os atributos da organização burocrática, como a formalização, a padronização, a impessoalidade nos relacionamentos, etc e seus reflexos sobre os estilos de liderança dos dirigentes (tradicional, autoritário, paternalista) e, sobre o comportamento dos servidores.
Questão 3 – Discorra sobre os mecanismos de manutenção da dependência para fins de exercício do poder na Administração