Poder das pontas
PÁRA-RAIOS
O pára-raios foi inventado por Benjamin Franklin em 1752, quando fez uma perigosa experiência utilizando um fio de metal para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo. Um pára-raios é uma haste de metal pontiaguda que é conectada a cabos de cobre ou de alumínio de pequena resistividade que vão até o solo. Suas pontas servem para atrair os raios, os desviando até o solo pelos cabos onde são dissipados. Na verdade os pára-raios não atraem os raios, apenas oferecem um caminho para chegar ao solo com pouca resistividade. Os pára-raios têm de serem colocados em lugares bem altos, pois o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área.
DIFERENÇA ENTRE RAIOS E RELÂMPAGOS
Raio: o Raio é uma descarga elétrica muito forte que vem da nuvem ao solo. Sua circunferência mede de 2 a 5cm, mas por sua energia ser muito forte aparenta ser muito maior. A maioria dos raios acontecem dentro das nuvens.
Relâmpago: o Relâmpago é a luz que acompanha o raio. Pode ser associado com tempestades de neve. Estes são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por