poder da lingua
Não são poucos os versículos da Bíblia que nos alertam a respeito da nossa língua.
No livro de Tiago, ele começa falando, no capítulo 1, versículo 19: “Meus amados irmãos, tenham isso em mente: sejam todos prontos para ouvir,tardios para falar…”
Por que ele nos adverte que devemos ser tardios para falar?
Porque ele sabia que a morte e a vida estão no poder da língua. Ele sabia que o ato de falar pode trazer o bem ou o dano.
Quantas vezes falamos desenfreadamente, sem observar que caminhos seus frutos tomam?
Quantas vezes ferimos, ou até mesmo matamos com uma só palavra?
Ferimos pessoas. Matamos sonhos. Ferimos a nós mesmos. E matamos nossos próprios sonhos. Simplesmente por que falamos uma palavra errada, e/ou com a pessoa errada, e/ou na hora errada; ou seja, sem o direcionamento de Deus.
Tiago, no capítulo 3, continua nos advertindo: “Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!… Se alguém não tropeça no falar tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo… A língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas… Ela é um fogoconsumidor; um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso da sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno… A língua ninguém consegue domar. É um mal incontrolável cheio de veneno mortífero… Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. Da mesma boca procede benção e maldição… Não falem mal uns dos outros.
Irmãos, como isso é sério! E muitas vezes não damos o seu devido valor.
A língua é um fogo! Incendeia todo curso da vida! Ela mesmo é incendiada pelo inferno!
Espera aí! Como assim?! Incendiada pelo inferno?!
Será que ele estaria falando ali justamente sobre o incêndio causado pelos dardos