Poder além da vida
PSICOLOGIA
“PODER ALÉM DA VIDA”
ANÁLISE
“Poder além da vida” é um filme baseado em fatos reais, que conta a história de Dan Millman um egocêntrico jovem campeão de ginástica olímpica que só pensa em si mesmo e tornar-se atleta olímpico. O desejo de ser sempre o melhor e a sua exagerada autoconfiança faz com que viva em constante competição com seus amigos e torne-se alheio às coisas que acontecem ao seu redor, não valorizando nada e nem ninguém além de si próprio.
O jovem demonstra o seu deslumbramento com as vantagens que obtém por ser um atleta de ponta, onde, acredita que é feliz porque tem tudo o que precisa, de dinheiro farto a mulheres, de notas altas a muitos amigos e sucesso tanto na escola quanto no esporte.
Millman vê sua vida mudar quando conhece Sócrates, um senhor que trabalha num posto de gasolina como atendente e mecânico, e que atua como um autêntico filósofo, desafiando a lógica e a obviedade do cotidiano do garoto. Levando-o a reflexão das suas atitudes, intrigando-o e pondo em xeque todas as certezas que o acompanhavam até então, principalmente o fato de ter pesadelos todas as noites, que ocorriam pela pressão que fazia a si mesmo e um sentimento de vazio que por diversas vezes tomava conta de seu corpo.
Para Sócrates tudo na vida tem um propósito e cabe a cada pessoa descobrir qual é o seu. Cada experiência pode e deve ser percebida como única e excepcional. Sempre há algo acontecendo, nada na vida é banal. A felicidade está na jornada e não no destino. E a mente tem que estar vazia porque o medo atrapalha o desempenho.
Quando sofre um acidente de moto, e fratura uma de suas pernas, Millman se vê desenganado pelos médicos e por seu treinador e sem perspectivas, pois não poderia retornar ao esporte que tanto amava e é a partir desta tragédia pessoal que consegue absorver todos os ensinamentos passados pelo seu tutor. A partir daí começa a enxergar a vida de forma mais abrangente, amplificando os seus sentidos,