Pode um programa estar instalado em um hardware
Sim, um programa pode ser instalado em um hardware por meio de uma Firmware. Vimos em pesquisas que os firmwares, também conhecidos como “softwares embarcados” formam um conjunto de instruções operacionais que são programadas diretamente no hardware de equipamentos eletrônicos. A programação de um firmware em princípio é não-volátil (não perde seu conteúdo com o desligamento da eletricidade) e inalterável, entretanto, quando presente na forma de PROM ou EPROM, o firmware pode ser atualizado.
Os componentes do Firmware são:
BIOS – Conhecido como Sistema Básico de Entrada e Saída, é responsável por ensinar ao processador do computador a operar com dispositivos básicos como o HD e a unidade de DVD.
Ou seja, a BIOS funciona como espécie de “instrutor” para o processador, passa as instruções iniciais para fazer o processador funcionar.
SETUP (configuração) – é um programa responsável por alterar os parâmetros armazenado na memória de configuração (CMOS).
Como vimos acima, a BIOS vêm com as instruções. O SETUP é o programa que permite ao usuário de fazer alterações em algumas dessas instruções permitidas pela BIOS.
CMOS (memória de configuração) – As informações manipuladas e alteradas no SETUP são armazenadas única e exclusivamente na CMOS (memória de configuração) do computador.
Exemplo de informações que são armazenadas na memória ROM: Hora e data do computador.
POST (Power On Self Test, Autoteste) é o programa responsável pelo autoteste que é executado toda vez que ligamos o computador. Todos os componentes principais do computador são testados pelo POST, tais como Memória RAM, processador e teclado.
Conclusão
Sim é possível instalarmos um programa diretamente em um dispositivo, e isso é bem comum. Pelo estudo, vimos que as Firmwares podem ser vistas em computadores em formato de BIOS, principalmente. Também estão presentes em celulares, e pequenos dispositivos como: câmeras digitais e impressoras.