Poc Os E Cisternas
Primeiramente será tratado aqui sobre os diversos tipos de poços e suas respectivas funções e os cuidados que devem ser mantidos enquanto estão ativos.
O que é um poço?
O poço nada mais é que uma abertura profunda cavada no solo, geralmente com parede de alvenaria, de que se tira água para uso caseiro ou industrial. A perfuração, geralmente vertical, é de diâmetro uniforme.
Tipos de poços
Existem alguns tipos de poços que são classificados, de acordo com sua profundidade, locais onde são perfurados, tipos de rochas, etc. Serão citados e descritos a seguir os principais e mais importantes tipos de poços.
Poços em rochas cristalinas
Os poços em rochas cristalinas são aqueles construídos em rochas mais porosas, onde é permitido que a água passe. Isso é possível devido às fraturas e fissuras formadas a partir das formações geológicas da terra. Os tipos de pedras presentes nesse solo são as metamórficas, isso é, que sofrem transformações físicas e químicas por outras rochas, através do calor e da pressão do interior do planeta.
Poços revestidos – feitos em rochas sedimentares
Os poços revestidos são compostos de rochas sedimentares presentes em aquíferos porosos. Neles, a água é transmitida pela comunicação dos espaços vazios. Quando não há transmissão, a água é armazenada. Os poços construídos nesses locais costumam desmoronar. Dessa forma, eles são revestidos com tubos, geralmente, de aço e filtros. Assim, passa a ocorrer a transmissão de água para dentro do poço.
O poço parcialmente revestido é aquele cuja superfície é formada por rochas sedimentares e a parte inferior possui rochas cristalinas. Por essa razão, os poços são construídos munidos de revestimentos tubulares e filtros.
Poços rasos e suas subclassificações
Poço escavado
É a mais antiga forma de exploração da água subterrânea, estando presente em civilizações muito antigas. São poços cilíndricos, abertos manualmente, com o uso de picareta e pá. Às vezes é usada pólvora para