Pobreza
Disciplina: Fundamentos das Ciências Sociais
1 - Por que a pobreza incomoda mais a sociedade contemporanea do que as sociedades do passado?
Ao contrario dos povos antigos, que tinham muito clara a noção de que a sociedade se diferenciava por grupos inconciliáveis como as castas indianas, por exemplo, o mundo ocidental desenvolveu a consciencia de constituir uma humanidade á qual pertecem todos os habitantes do planeta. A razao para essa nova postura diante de populações excluidas ou carentes se deve inicialmente ao fato de que na sociedade moderna, sedimentou-se a ideia de que fazemos parte de uma totalidade que é a humanidade. Na sociedade moderna e contemporanea a desigualdade assume o carater de privilegio de alguns e de injustiça para com outros. É essa nova consciencia que torna a pobreza tao incomoda.
2 - De que modo alguns cientistas responsabilizam o sistema social pela geração de pobreza?
Não podemos esquecer, também, que o capitalismo industrial rebaixou formas tradicionais de identidade baseadas, por exemplo, na posse de bens duráveis – como a terra. Na sociedade contemporânea, aberta e anônima, as pessoas se identificam com aquilo que possuem ou ostentam – novos indicadores de poder e status, mais virtuais e menos concretos como, por exemplo, o domínio de informações. A estigmatização dos grupos sociais pela quantidade de bens que manipulam e ostentam tornou-se evidente, como apontam os estudos de Baudrillard e Guy-Dabord. É diante do chamado consumo ostentatorio que a pobreza se torna mais vergonhosa e condenável.
3 – Que relação é estabelecida entre a pobreza e violência?
A pobreza com todas as dificuldades dela gera a violência, logo onde os autores dos crimes oficialmente denunciados, são geralmente analfabetos, trabalhadores braçais, predominante de cor negra e moradores de periferias.
4 – O que você entede por “exército industrial de reserva”?
Que a população desempregada ou subempregada que vivia na pobreza junto