Pobreza Resenha
DISCÍPLINA: LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
PROFESSORA: CONCEIÇAO DE MARIA DE MOURA COUTO
PERIODO: 5º
CURSO: PEDAGOGIA
POBREZA: (Superar o descaso para resgatar a dignidade).
Suane Rose de Lima Silva
CAXIAS-MA
2011
REVERÓN, Nayive. Pobreza: Superar o Descaso para Resgatar a Dignidade (tradução Cristina Paixão Lopes), São Paulo – SP, Ed. Paulinas, 2008. (Coleção temas sociais para a juventude)
A obra intitulada Pobreza, faz uma crítica não só à política, mas também à própria sociedade.
Esta obra está dividida em dezesseis capítulos e setenta paginas, bem denominados de fácil entendimento sendo que nos primeiros capítulos a autora apresenta o local onde acontece a história.
A autora começa sua narrativa abordando o espaço físico da entrada da cidade. Precisamente, o local onde se encontrava o prédio da prefeitura. Tudo é muito bonito, o jardim, tratado e conservado diariamente, expressa uma boa imagem da cidade para os visitantes que por ali passam.
Esse aspecto de beleza estava limitado àquele local, por centralizado e espaço onde estava situada a prefeitura, porque na periferia as coisas eram bem diferentes. Muita pobreza alastrava o lugar, as pessoas estavam abandonadas à própria sorte. Famílias não tinham o que comer e quando essas famílias tinham alguma coisa para comer, o alimento era suficiente para uma refeição. Além desse problema gravíssimo, pais, mães, crianças e outros cidadãos de bem eram obrigados a conviver com a criminalidade e com as drogas dentre outros males que transformava o local no caos.
O governo não existe para os bairros periféricos. Na verdade, conforme passagem da obra, o governo é próprio fabricante da pobreza. Mas o estado de pobreza deve ser encarado como uma oportunidade de lutar por uma vida melhor, pois todos, independentemente da condição financeira, devem reconhecer seus direitos à dignidade nessa sociedade que durante anos excluiu os mais pobres que não diferentes aceitaram