Pobreza no mundo
A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos as mudanças tecnológicas.São milhões de pessoas que ainda não se incorporaram na forma ativa de trabalho, mas que representam custo para a sociedade: alimentação, vestuário, educação, saúde, etc.
Hoje, com a revolução tecnológica e a globalização da economia, tem-se gerado desemprego que requer uma reciclagem e geração de novas oportunidades de produção. A migração para novas fronteiras, na mesma profissão, não existe mais. O mundo vive um processo de globalização para capitais e bens materiais, mas não há a mesma mobilidade nos recursos humanos. Isso cria uma dificuldade especial, que é a necessidade de criar novos empregos nas próprias regiões geográficas do planeta. A falta de capacidade de produzir essa reciclagem faz com que a pobreza aumente. O desespero aumenta a insegurança, criando mais gastos para a sobrevivência do bem-estar ainda existente.
Hoje, o mundo inteiro luta contra um grave problema, a pobreza na qual atinge mais de 1/3 de toda a população mundial. Infelizmente essa triste realidade pode ser encontrada aqui no Brasil, principalmente nas regiões do Norte e do Nordeste que são conhecidas como as regiões mais pobres do país.
Estatísticas Fundamentais
• Mais de 2800 milhões pessoas, perto de metade da