Pobreza no brasil
Este trabalho tem como objetivo mostrar não apenas a situação da pobreza no Brasil e no mundo, mas também suas implicações na saúde das populações, ressaltando ainda as principais doenças que assolam as populações pobres em todo o mundo.
Sabemos que hoje a fome, a falta de saneamento básico e as demais privações causadas pela miséria, são por si só causadores de problemas de saúde físicos e mentais. Vemos ainda, as várias tentativas dos governos em erradicar tais problemas, serem barradas ou até mesmo fracassarem pela falta de controle e administração e desta forma gostaríamos de que esse trabalho não apenas fosse um informativo sobre a pobreza a miséria e suas implicações para as saúde pública, mas que também gerasse em seus leitores o questionamento sobre nossas políticas e decisões publicas.
CAUSAS DA POBREZA
A má distribuição da renda é uma das principais causas da pobreza em muitos lugares do mundo. A doutora em Antropologia, Márcia Anita Sprandel, autora do livro “A Pobreza no Paraíso Tropical”, avalia que não basta o País ter um alto crescimento econômico se não houver repartição das riquezas de forma justa. “Um modelo concentrador de rendas, terras e dilapidador dos recursos naturais, provavelmente, aumentará o abismo entre ricos e pobres.”
A economista da Unicamp Wilnês Henrique concorda que é preciso aliar crescimento econômico com outras políticas. “É fundamental um crescimento que gere empregos e que propicie aumento de salários e renda. Precisamos de justiça social e de um crescimento qualitativo. Não adianta, por exemplo, gerar muitos empregos com péssimos salários. Assim, a população não pode ter acesso à moradia adequada, a um transporte de qualidade, a saneamento básico e a uma escola de qualidade.”
Apesar de termos nos tornado uma economia agrícola voltada para exportação, e industrializada, houve um movimento brutal de expulsão das pessoas do campo e atração para as cidades. Com a indústria, surge uma pobreza nova nas