POBREZA NO BRASIL
Jailine Nicole Jankoski
Jeferson Lang
Marçal Motta
Victória Blanco Lima
TEMA: POBREZA NO BRASIL
Historicamente, uma das características mais marcantes do Brasil é expressa pela enorme desigualdade social, econômica e cultural. Estas, estão presentes em todo o país, o que se exprimi em uma posição intermediária ocupada pelo Brasil no ranking de países do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Isso representa as muitas dificuldades a serem superadas nas áreas de educação, assistência social, saúde, distribuição de renda e emprego, porém, apesar de possuir um grande número de pobres, o Brasil não é um país pobre.
A pobreza não é relacionada somente à falta de recursos, mas engloba diversos elementos como a desigualdade na distribuição de renda, a vulnerabilidade, a exclusão social, a violência, a discriminação e a ausência de dignidade, ou seja, pode ser caracterizada como carência de bens e serviços essenciais. Pode-se dizer então que, há pobreza apenas na medida em que existem famílias vivendo com renda familiar per capita inferior ao nível mínimo necessário para que possam satisfazer suas necessidades mais básicas.
Para delimitar os brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza, o governo utilizou dados do Censo Demográfico de 2010. A linha de pobreza foi estabelecida em R$ 70 per capita considerando o rendimento nominal mensal domiciliar. Assim, qualquer pessoa residente em domicílios com rendimento menor ou igual a esse valor é considerada extremamente pobre.
Em anos recentes, percebe-se um crescimento da consciência da sociedade e do governo quanto à necessidade de reverter-se essa condição, criando-se mecanismos de participação e controle social, programas, projetos e ações que indicam um movimento de transformações positivas.
Um exemplo é o Bolsa Família, que é é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. Ele integra