Poblemas de Belo monte
A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, é um tema polêmico há mais de 20 anos. Cuja será a terceira maior usina do mundo, atrás somente de Três Gargantas, na China, e de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Cerca de 20 mil operários estão trabalhando contra o relógio em Belo Monte, no rio Xingu, uma das maiores usinas hidrelétricas em construção no mundo. Construída no Rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará, em plena floresta Amazônica, esse projeto possui seus prós e seus contras, o que vem gerando muitas discussões e diversos pontos de vista em torno de Belo Monte.
A criação dessa usina tem sido alvo de grandes problemas pelo fato de destruir fauna e flora localizada no Rio Xingu. A energia hidrelétrica que falaram que seria limpa não pode ser considerada limpa porque põe em risco a vida dos povos indígenas e das populações tradicionais, ameaça a biodiversidade e os ecossistemas, também na Volta Grande do Xingu a escassez da água em consequência da barragem no sítio Pimental vai levar à extinção de espécies de peixes, impedir a navegação dos ribeirinhos e indígenas, destruir a mata ciliar e criar pequenos lagos de águas paradas onde mosquitos e larvas de doenças como dengue e malária se multiplicarão facilmente. O governo alega que isso tratar mais energia, mas que eles preferem mais energias que a natureza e a vida dos povos que ali se encontram.
A população dependente da região onde se localiza o rio sofrerá danos irreversíveis em sua estrutura e cultura, serão expulsas das terras onde seus laços foram formados e, além disso, as regiões vizinhas também sofrerão com a precariedade de infraestrutura oferecida as mesmo.
Atualmente já existem fontes de energia alternativas para a substituição de usinas hidrelétrica como a de Belo Monte, em prol da conservação do meio ambiente.
O que é Belo Monte?
O lago da usina terá uma área de 516 km² (1/10.000 da área da Amazônia Legal).