PO restaurante
O objetivo desse trabalho é a de utilização de ferramentas de Pesquisa Operacional para aplicações práticas. A pesquisa foi realizada em um restaurante, localizado na cidade de Uberlândia.
A Pesquisa Operacional tem por função o estudo da otimização de processos nos setores da economia, administração, finanças dentre outras. Utiliza-se de métodos científicos para tomadas de decisões importantes que podem influenciar o andamento da empresa e, por exemplo, mostrar o quanto produzir de cada produto, para que a empresa obtenha o maior lucro possível. Desse modo, a Pesquisa Operacional substitui as decisões empíricas por decisões fundamentadas em conceitos matemáticos, minimizando o erro.
Existem, dentro da Pesquisa Operacional, diversos modelos matemáticos já estudados e que exemplificam problemas comumente encontrados nas empresas. Um desses problemas é o de designação, no qual existem agentes responsáveis para realizar determinadas tarefas e cada agente responsável por tais tarefas, tem um custo associado. Há ainda expansões desse tipo de problema sendo que foram utilizados conceitos de capacidade deprodução de cada funcionário para a realização deste trabalho. O trabalho tem por objetivo designar determinados agentes presentes no restaurante em questão, para realizarem uma determinada tarefa. Cada um dos agentes tem uma eficiência para realizar uma tarefa. O objetivo principal é que o Gams proponha a melhor solução para a alocação dos pratos distribuidos, na qual cada dia tem uma demanda diferente.
2.1. Perfil da Organização
O Restaurante é uma empresa de médio porte, de origem familiar. Atua no ramo alimentício, com a mistura de pratos brasileiros e apresenta um diferencial, voltado a satisfação de seus clientes. Empresa de origem familiar localizada em uma área comercial onde os produtos de maiores demanda são os pratos tradicionais com carne bovina e de frango, o proprietário do estabelecimento tem a necessidade de saber a melhor situação