Pnq prêmio nacional da qualidade
A partir de 1990, seguindo uma tendência mundial, um grupo de estudos constituído por especialistas em gestão da qualidade, provenientes da indústria, de empresas de consultoria, de associações e do meio acadêmico, dedicou-se de forma voluntária à criação de uma premiação nacional no Brasil, utilizando a experiência do Japão, dos Estados Unidos e de outros países.
Em 6 de maio de 1991, com o objetivo de incentivar os melhores modelos de gestão da qualidade, o Comitê Nacional da Qualidade e Produtividade do PBQP criou o Prêmio Nacional da Qualidade, estruturado como um prêmio anual de reconhecimento de empresas estabelecidas no Brasil que se distinguem em relação à qualidade e à gestão, sendo responsabilidade da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.
O Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ é um reconhecimento, na forma de um troféu, à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. O Prêmio busca promover:
• Amplo entendimento dos requisitos para alcançar a excelência do desempenho e, portanto, a melhoria da competitividade;
• Ampla troca de informações sobre métodos e sistemas de gestão que alcançaram sucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização dessas estratégias;
A participação no Prêmio ocorre em uma das cinco diferentes Categorias de Premiação, são elas: grandes empresas; médias empresas; pequenas e microempresas; organizações sem fins lucrativos, e órgãos da administração pública.
As organizações que desejam participar necessitam fazer uma auto avaliação e elaborar um Relatório da Gestão, abordando os itens dos Critérios de Excelência.
As organizações premiadas podem fazer uso do Prêmio para publicidade. É solicitado às organizações premiadas que compartilhem informações sobre suas estratégias de desempenho que alcançaram sucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização dessas estratégias.
O Prêmio está baseado em um conjunto de oito critérios para a excelência do desempenho, criados a