PNEUMUNIA
DEFINIÇÃO:
Pneumonia é uma infecção de um ou ambos os pulmões, que pode ser causada por vários microorganismos diferentes incluindo bactérias, vírus ou fungos. Uma vez que os germes entram nos pulmões, eles se instalam nos alvéolos, onde crescem rapidamente. Esta área do pulmão então se torna cheia de líquido e pus, à medida que o corpo tenta lutar contra a infecção.
COMO ACONTECE A INFECÇÃO?
Em alguns casos pela inalação de gotículas contendo o germe que pode causar a Pneumonia. Estas pequenas gotas vão para o ar quando uma pessoa infectada com estes germes tosse ou espirra. Na maioria dos casos, a pneumonia é causada quando bactérias e vírus que colonizam a boca, garganta, ou o nariz são aspirados para os pulmões.
VEJA NA FIGURA ABAIXO:
Durante o sono, é muito comum que as pessoas aspirem secreções da boca, garganta, ou nariz. Normalmente, as defesas do organismo, como a tosse e o sistema imunológico, irão impedir que os germes aspirados causem pneumonia. Contudo, se a pessoa está em uma condição enfraquecida por uma outra doença, ou o material aspirado contém muitas bactérias, a pneumonia pode surgir. Pessoas com infecções virais recentes, doenças cardíacas, e problemas de deglutição, bem como alcoólatras, usuários de drogas e aqueles que sofreram uma convulsão ou um ataque vascular cerebral têm maior risco para desenvolver pneumonia do que a população geral.
SIMTOMAS:
A maioria das pessoas que desenvolvem pneumonia inicialmente tem sintomas de um resfriado, o qual é então seguido por Prostação, febre alta, calafrios e uma tosse com produção de escarro. O escarro é branco e às vezes sanguinolento. Os pacientes podem ter falta de ar. Dor no tórax pode se desenvolver se a pleura for alcançada pela infecção. A dor piora com a respiração. Em outros casos de pneumonia, o começo dos sintomas é lento. Tosse, dor de cabeça, e dores musculares podem ser os únicos sintomas. Em algumas pessoas com pneumonia, a tosse