pneumonia
ROBERTA LETICIA LEONARDO
PNEUMONIA
Trabalho apresentado como requisito de nota no estágio supervisionado no Hospital Cruz Vermelha do curso de fisioterapia da Universidade Positivo.
CURITIBA
2014
PNEUMONIA
DEFINIÇÃO
A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar causada por diversos microrganismos, incluindo bactérias, microbactérias, fungos e vírus. A pneumonia pode ser definida como uma infecção associada a uma inflamação do das vias aéreas inferiores, manifestada através de uma consolidação dos alvéolos pulmonares ou infiltração do tecido intersticial por células inflamatórias, acarretando alterações na mecânica respiratória.
A pneumonite é um termo mais geral que descreve um processo inflamatório no tecido pulmonar, capaz de predispor ou de colocar o paciente em risco para a invasão microbiana. A pneumonia e a influenza constituem as causas mais comuns de morte por doenças infecciosas nos EUA. Juntas respondem por quase 60.000 mortes por ano e constitui a oitava causa principal de morte nos EUA.
No Brasil, as pneumonias são a primeira causa de morte entre as doenças respiratórias e, ocupam o quarto lugar na mortalidade geral entre adultos, quando as causas externas, como acidentes, são excluídas.
Há ainda um estudo recente, Martins (2002), mostrou haver relação direta entre poluição atmosférica e pneumonia, cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, principalmente em grandes centros onde verifica-se elevados níveis de gases poluidores.
MECANISMOS DE PROTEÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
É importante lembrar que, em circunstâncias normais, as vias respiratórias, têm mecanismos eficazes de proteção contra infecções por microorganismos.
O