Pneumonia
A pneumonia é definida como inflamação aguda das estruturas do parênquima pulmonar causada por diversos agentes etiológicos. É responsável por 90% das mortes por afecções respiratórias e por 10% de todas as mortes.
Podem ocorrer em todas as idades, porém a prevalência é acentuada nos primeiros anos de vida; quando diagnosticada precocemente, em geral, representam boa resposta ao tratamento.
Etiologia:
Entre os diversos microorganismos causadores de infecções pulmonares existe:
• Recém nascidos: Streptococus do grupo B, Listeria monocytogenis e gram- negativos;
• Lactentes e crianças em fase pré- escolar em países desenvolvidos, 90% das infecções são causadas por vírus,sendo a principal e mais freqüente. Grande incidência também para streptococus pneumoniae pelo uso de vacinação.
• Crianças maiores de 5 anos e adolescentes: Streptococcus peneumoniae,Mycoplasma pneumoniar e Clamydia pneumoniae.
Manifestações clinicas:
Os sinais e sintomas da pneumonia não são específicos e variam de acordo com o microorganismo, a extensão da infecção no parênquima pulmonar e idade do paciente.
Os recém- nascidos podem não apresentar tosse e iniciam o quadro geralmente com taquipnéia. Os sinais ai então vão aparecendo como:
Tiragens;
Gemencia expiratória;
Batimento de asas do nariz;
Balanceio de cabeça;
Cianose;
Hipotermia ou hipertermia.
Clinicamente pode apresentar tosse seca ou produtiva, dispnéia, broncoespasmo e febre, as crianças maiores e os adolescentes podem apresentar sinais e sintomas extrapulmonares.
Pneumonias lobares, principalmente em lobos superiores, podem causar irritações meningea, como rigidez na nuca, outro sintoma comum é a dor abdominal, que são evidentes nas pneumonias lobares inferiores, principalmente associada com o derrame pleural.
Fisiopatologia O organismo invasor causa inflamação nos bronquíolos e alvéolos. O exsudato se dissemina para os alvéolos vizinhos,