Pneumonia no idoso
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Cyntia Bernadete Gomes
Lara Bittencourt F Santana
Stela Carina Silva de Sá Lima
P5BM
PNEUMONIA NO IDOSO
João Pessoa-PB
2010
Cyntia Bernadete Gomes
Lara Bittencourt F Santana
Stela Carina Silva de Sá Lima
P5BM
PNEUMONIA NO IDOSO
Trabalho apresentado à disciplina Geriatria e gerontologia pela professora Maria das Neves Cartaxo para obtenção de nota no curso de graduação de Enfermagem da Faculdade Santa Emília de Rodat .
João Pessoa-PB
2010
INTRODUÇÃO
A pneumonia é uma inflamação dos pulmões causada por agentes infecciosos, como bactérias ou vírus. É uma das principais causas de internação hospitalar, em todo o mundo, sendo que no Brasil ela representa a quarta causa de hospitalização em idosos. Além disso, a pneumonia é uma importante causa de morte nesses indivíduos. Nos EUA, estima-se que ocorram a cada ano aproximadamente 60.000 mortes por pneumonia, em idosos.
Com o aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população, o impacto das doenças infecciosas na população vem aumentando, especialmente a pneumonia, já que sua incidência aumenta paralelamente com o avançar da idade. Além disso, devido às características específicas desses pacientes, a doença pode ter um curso mais grave, levando à morte.
Assim, a pneumonia do idoso é um tema de grande preocupação em saúde pública, dando origem ao desenvolvimento de várias estratégias que visam a sua prevenção.
1. DEFINIÇÃO
As alterações determinadas pelo envelhecimento afetam desde os mecanismos de controle até as estruturas pulmonares e extra-pulmonares que participam do processo de respiração. A musculatura da respiração enfraquece com o progredir da idade, favorecendo para o aparecimento de doenças como a pneumonia.
A pneumonia é uma inflamação dos pulmões causada por agentes infecciosos, como bactérias ou vírus, na