Pneumatica
Ponte rolante é um sistema eletromecânico constituído de um caro que se desloca sobre vigas ao longo do edifício, o qual possui um mecanismo de elevação e descida de carga e pertence a família de Máquinas de Transporte e Elevação de Cargas (METs). Os tipos de pontes rolantes basicamente dividisse em dois grupos de aplicação siderúrgica e não siderúrgica.
Os movimentos de deslocamento do carro combinado ao movimento de deslocamento transversal do eixo de guindaste permitem a cobertura quase total da área interna do edifício, onde se encontra instalada a ponte rolante.
Sua utilidade consiste na necessidade de se deslocar cargas pela área de cobertura de seus movimento no eixo X e Y, a movimentação do eixo X e do eixo Y permite o ganho de espaço físico e melhores condições ergonômicas para a movimentação de peças ou cargas por entre a área coberta pela ponte rolante. Com a utilização da ponte rolante é possível se aprimorar o layout de forma a torná-lo mais produtivo, aproveitando melhor os espaços, assim podendo se ter e manter um padrão de organização, acelerar o atendimento a clientes aumentando a competitividade da empresa no mercado.
As normas que regulamentam as METs não tecem comentários sobre os modelos matemáticos nem sobre o desenvolvimento da configuração. Do ponto de vista prático da Engenharia de Projetos, seria conveniente, a partir de uma seqüência, a definição da configuração possível das METs, para então, a utilização dos modelos matemáticos e recomendações normalizadas. Para tanto, é necessário construir a seqüência macro, desde os objetivos que as METs devem atender no processo até a sua configuração básica e respectivas implicações no sistema.
Bloco do gancho
Caminho de rolamento
Viga testeira
Sistema de translação da ponte ponte carro
Sistema de levantamento
Descrição e divisão da estrutura que forma a ponte rolante. Não siderúrgica. * PONTE – É a estrutura principal que realiza o movimento de