Pneum
Pneumática
Prof. Saul
ETEC JORGE STREET
INSTALAÇÕES DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS I
1. INTRODUÇÃO À PNEUMÁTICA
Define-se pneumática como sendo o estudo da técnica de controle do ar comprimido como meio de acionamento nos processos de automáticos de produção industrial.
O meio de acionamento pneumático caracteriza-se pela versatilidade de aplicações nas áreas de produção industrial, notadamente em tarefas que requerem altas velocidades de trabalho, e como alternativa aos meios de acionamento elétrico e hidráulico, combinando força e rapidez.
Apesar de se tratar de meio de acionamento que vem se modernizando aceleradamente, acompanhando a evolução dos sistemas de automatização da industria, o ar comprimido vem sendo estudado desde os primórdios da civilização, tal a sua facilidade de obtenção, produção e distribuição. As primeiras máquinas de produção de ar comprimido foram desenvolvidas após a Revolução Industrial, principalmente nas indústrias de mineração, construção civil e ferroviária.
1.1. Vantagens e Limitações Vantagens
Em função de suas propriedades o ar comprimido possui algumas características vantajosas em relação a outros meios de acionamento, a saber:
Facilidade de obtenção, produção, distribuição e armazenamento;
O ar é encontrado abundantemente na natureza e a sua fluidez facilita a sua produção, transporte e armazenamento.
Sua operação é extremamente limpa e segura;
Não existe risco de explosões e suas temperaturas de trabalho são facilmente controláveis. Por se tratar de ar atmosférico após a compressão não polui o ambiente.
Altas velocidades de trabalho;
Permite otimizar a produção, pois sua reposta é rápida e eficiente.
Facilidade de regulagem e proteção contra sobrecargas;
Os elementos de trabalho e suas ligações são protegidos contra sobrecargas e operam em faixas de pressões e vazões