PNBE
Introdução Neste trabalho, abordaremos sobre o PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE.
O PNBE foi instituído em 1997 e tem como objetivo promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência, visando à consolidação de uma sociedade letrada e alfabetizada.
O Programa é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação –SEB/MEC.
O atendimento é feito em anos alternados: em um ano são contempladas as escolas de educação infantil, de ensino fundamental (anos iniciais) e de educação de jovens e adultos. Já no ano seguinte são atendidas as escolas de ensino fundamental (anos finais) e de ensino médio. Hoje, o programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas públicas de educação básica cadastradas no Censo Escolar.
Os livros também estão disponíveis em outros formatos, conforme necessidades apontadas no censo escolar:
Braille, para alunos cegos.
Caracteres ampliados, para estudantes com deficiência visual.
Libras, para pessoas com deficiência auditiva.
Mecdaisy, para pessoas com deficiência visual e motora. O PNBE está dividido em três ações:
avaliação e distribuição de obras literárias, cujos acervos literários são compostos por textos em prosa (novelas, contos, crônica, memórias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas)
livros de imagens e livros de história em quadrinhos;
o PNBE Periódicos, que avalia e distribui periódicos de conteúdo didático e metodológico para as escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio e o PNBE do Professor, consolidando a prática pedagógica dos professores da educação básica e também da Educação de Jovens e Adultos por meio da avaliação e distribuição de obras de cunho teórico e