PNBE
Introdução
O presente trabalho intenciona relatar de forma breve acerca do funcionamento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no município de Aiquara – Estado da Bahia, promovendo assim uma análise dos problemas encontrados quanto a execução deste programa no município em questão.
Após toda análise e reflexão dos problemas detectados nas escolas, ficará registrada uma possível sugestão visando a intervenção, acreditando que servirá como provável suporte que desencadeará a melhoria quanto ao manuseio e utilização dos livros nas Unidades Escolares.
Desenvolvimento
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza de vários programas e ações para a melhoria da qualidade da educação no país. Um dos programas deste fundo é o PNBE, o qual objetiva incentivar o hábito da leitura e a formação de alunos e professores leitores, bem como apoiar a atualização e o desenvolvimento profissional do professor.
Uma das maiores preocupações do Governo, em qualquer esfera é oferecer assistência técnica e financeira e desenvolver ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos. Por isso, criou-se o FNDE, instituído pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, modificada pelo Decreto-Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969. É o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do nosso País, além de atuar também na Educação Profissional e Tecnológica e no Ensino Superior. Ele é responsável por efetuar parte das ações do MEC relacionadas à Educação Básica.
Por meio do PNBE são distribuídos às escolas, acervos compostos por obras de literatura, de referência, de pesquisa, materiais concernentes ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica e outros materiais de apoio — como atlas, enciclopédias, globos e mapas — para as escolas do Ensino Fundamental da rede pública.
O PNBE é composto pelos seguintes gêneros literários: obras clássicas da