PMO e seus critérios
O PMO é o local central para conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades do projeto. É o local onde se pode obter uma visão global e panorâmica de todo o projeto. Além disso, é a casa do time do projeto, onde todo suporte está disponível. Dessa forma, os gerentes de projetos podem liberar maior parte do seu tempo para análise de dados e tomada de decisão
As funções desempenhadas por um Escritório de Projetos dependem das necessidades da organização à qual ele dá suporte. Por isso acredita-se que a estratégia de realização de um diagnóstico organizacional como meio para conhecimento da maturidade da organização é fundamental na implantação de um Escritório de Projetos.
A questão de maturidade de um escritório de projetos é relevante, pois diferente de um departamento convencional na organização, o PMO terá que mostrar o seu valor, por ser novo e desconhecido. A chave para construção deste modelo é considerar que um PMO com abordagem operacional não necessariamente necessita almejar se tornar um PMO com abordagem estratégica. Segundo o modelo, PMOs operacional pode ser maduro e PMOs estratégicos imaturos.
As funções que o PMO pode desempenhar dependem principalmente da maturidade em gerenciamento de projetos da organização e dos interesses e circunstâncias que cercam a criação e evolução de tal departamento, indo desde simplesmente “monitorar” múltiplos projetos, até representar os projetos junto à direção executiva.
Os modelos de PMO encontrados na literatura e nas empresas também são os mais diversificados. Utilize estes modelos como parâmetros, mas tenha em mente que o PMO deve se preocupar em agregar valor para a organização na área de gestão e controle de projetos, esse é o principal direcionador na identificação de seus serviços, responsabilidades, posicionamento e escopo de influência organizacional.