PMI - Project Management Institute
Gestão de Projetos
Disciplina: Metodologia de gestão de projetos
Sheyla Custódio da Silva Steinmetz
PMI – Project Management Institute
A realização de projetos é antiquíssima, com destaque para a construção das pirâmides do Egito e do Coliseu de Roma, construído no primeiro século da nossa era. Todavia, durante a Segunda Guerra Mundial, o Projeto Manhattan foi o marco do Gerenciamento de Projetos moderno quando a aplicação de metodologias, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos tornaram esta prática uma ciência. O maior passo para a profissionalização da área e sua padronização foi a criação do PMI (Project Management Institute) em 1969 nos Estados Unidos. Com todo o movimento ao redor do mundo, o conhecimento adquirido em gerenciamento de projeto passou a ser discutido em congressos, onde se tomou a decisão de se criar o Project Management Institute. O PMI foi estabelecido para criar os padrões, avançar a ciência e promover a responsabilidade profissional no gerenciamento de projetos.
Em 1987, o PMI publicou o primeiro conjunto de padrões de Gerenciamento de Projetos, o PMBOK Guide (The Project Management Body of Knowledge). O PMI é reconhecido mundialmente pelo estabelecimento de normas globais de gerenciamento de projetos e como o órgão certificador de profissionais de Gerenciamento de Projetos (PMP).
O PMBOK é um guia de melhores práticas para profissão de gerência de projetos e tem como objetivos: Reunir conhecimento comprovado internacionalmente na área de gerencia de projetos, através de praticas tradicionais e praticas inovadoras e avançadas, fornecer um guia genérico para todas as áreas de projetos, e padronizar os termos utilizados na gerencia de projetos.
Reconhecida mundialmente, as práticas adotadas pelo PMI garantem aos gerentes de projetos, além de um conhecimento avançado, total qualidade na execução de suas tarefas. É de extrema importância que cada empresa adote práticas