PMA Promoção
1. Introdução.
Protocolo: 769271314223
Toda vez que vamos ao supermercado, hipermercado e etc. vemos variados tipos de produtos e inúmeras ofertas de um tipo de produto, mas o que nos chama mais a atenção, um produto que está exposto de forma diferente ou o produto que está exposto de forma comum, um produto que tem algum material que nos elucide quanto aos benefícios que pode nos trazer ou o produto que não nos trás nenhuma forma de elucidar alguma duvida? A resposta é obvia o produto com aspectos diferenciados vai conquistar não só a sua atenção como certamente será o produto que irá para o seu carrinho de compras
O Merchandising em conjunto com a propaganda pode gerar mais lucros não só ao PDV mais agrega valor ao produto que ali está exposto.
Propaganda, segundo Kotler e Keller (2003, p.284 apud Alves; Camarotto p.45) “é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”.
A propaganda é uma das partes mais importantes quando se fala em produto e consumidor, pois, é a propaganda que causa a proximidade entre ambos, dentro da propaganda existem ferramentas para tal objetivo. No caso apresentamos a ferramenta Merchandising, que por muitos ainda não é levado como uma ferramenta que pode agregar grandes valores, por justamente, ter um custo um pouco elevado, mas necessário, pois com toda certeza e conforme o ditado “a propaganda é a alma do negócio”.
Maranhão (2010) explica um pouco mais do surgimento do Merchandising:
O merchandising como hoje é conhecido surgiu como parte do próprio conceito de marketing, e intensificou-se com o surgimento do autosserviço nos Estados Unidos, na década de 30. Naquela época, as antigas lojinhas com balcão começaram a perceber o sucesso que as vitrines faziam. E, ao notarem que as mercadorias expostas eram muito mais compradas do que as não expostas, começaram a transformar todo o interior das lojas em verdadeiras vitrines, nas quais