Pma, cargos e salários
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CAMILA LUNARA DA SILVA – R A 1191377654
FRANCIELE CRISTINE LIANDRO REZENDE – RA 1106283126
JOELSON RODRIGO DUARTE – RA 1156378639
MARCIANA KUMINEK – RA 1106284862
NIVIA MARIA BERKENBROCK – RA 1171397346
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
Joinville
2012
Salário é um fator motivador?
Motivação é uma palavra forte e que nos dias de hoje as empresas estão em uma busca incessante.
Pode ou não ser uma palavra da “moda”, mas o real é que cada vez mais e mais as empresas estão gastando com palestrantes, treinamentos, benefícios, para aumentar o índice motivacional de seus colaboradores, é ai aonde chega a questão: Salário Motiva?
Se pensarmos somente no salário (dinheiro), isoladamente, a resposta pode ser não, porém junto com o salário vem a questão de suprir as necessidades do indivíduo, como as necessidades básicas, conforto, status, auto realização, etc. Aquele velho dito popular que “dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar”, quando o salário vem em forma de recompensa, reconhecimento a ideia é que realmente motive, porém quando vem no sentido de estar comprando o colaborador, pode causar efeito contrário. Há casos que o colaborador reclama do trabalho e diz que o motivo é o salário, e muitas vezes se aumenta a remuneração e ele descobre que não era este o real motivo de seu desânimo e sim outro, como não estar fazendo o que gosta, por exemplo, também pode se citar de profissionais que trocam de empresa que gostam de trabalhar, estão motivados, porém surge uma oferta de salário maior e ele troca rapidamente.
Abaixo poderemos comparar motivação/salário nas visões de três autores diferentes: Abraham Maslow | ------------------------------------------------- o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica: -------------------------------------------------
- Auto-realização-------------------------------------------------
-