Plásticos de Cana-de-açucar
( LER ESTE ARTIGO)
A PALAVRA PLÁSTICO A palavra plástico vem do grego plástikos. Ela é empregada em várias áreas do conhecimento humano, apresentando um espectro de significados, mas em geral se refere a algo moldável. Assim, quando falamos de cirurgião plástico ou artista plástico estamos nos referindo a profissionais que tentam dar novas formas, moldar, reconstituir, modelar.
OS PLÁSTICOS: MATÉRIAPRIMA
Petróleo
A principal matériaprima dos plásticos é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separálos através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta resultante do craqueamento é fornecida para as centrais petroquímicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros como, por exemplo, o eteno.
É importante observar que apenas uma pequena parcela da produção mundial de petróleo é usada para a obtenção dos plásticos, em processos totalmente controlados que não afetam o meio ambiente e muito menos contribuem para o aquecimento global.
Como é utilizado o petróleo Mais de um terço de todo o petróleo extraído é usado em aquecimento de ambientes (particularmente no hemisfério norte), e quase outro tanto é usado na produção de combustíveis. Um quinto do total vai para a geração de energia elétrica. E somente 4%
bastam para a produção dos plásticos.
Cana de Açúcar
O plástico cuja matéria prima é a cana de açúcar é resultado de um processo de polimerização equivalente aos processos amplamente utilizados no mundo, tendo como grande