Plásticos aproveitados
Uma equipe de funcionários municipais, em parceria com a GreenMantra, de Toronto, está trabalhando no desenvolvimento de um novo processo que utiliza plásticos reciclados para tranformá-los em uma cera, que é adicionada à tradicional mistura de asfalto quente.
"A mistura de asfalto quente não é algo novo, mas o que o torna único é a utilização de uma cera feita com plástico reciclado", afirmou ao Gizmag Karyn Magnusson, da Engineering Services. "Estamos testando a mistura quente com uma série de aditivos diferentes destinados a diminuir a viscosidade do componente desde 2008, para tornar sua aplicação mais simples a temperaturas mais baixas. Até agora, temos três trechos pavimentados com a nova mistura nas estradas de Vancouver".
Muita energia é gasta no aquecimento da mistura e em seu transporte. Para ter uma ideia, a mistura original tem que ser fabricada e armazenada a 160°C. Já a nova mistura pode ser feita a 121°C, o que gera economia de 20% de todo o gás consumido em sua produção e na pavimentação das ruas.
O plástico reciclado representa apenas 1% de toda a mistura. Além disso, o asfalto, que ainda está em fase de testes, deverá ser mais duradouro e fácil de ser reutilizado, também gerando economia de