Plágio
PLÁGIO
Tendo como base o conhecimento adquirido sobre plágio, venho colocar minha opinião a respeito do assunto.
A cópia sem intenção de aproveitar do intelectual de outrem é tida como ato de homenagem ou mesmo admiração. Porém, em se tratando de cópia maldosa de artigo, obra ou mesmo citação, trata-se de plágio e nada justifica tal ato.
A preguiça, falta de honestidade e esperteza, tendem a levar as pessoas, cada dia mais, a buscarem formas fáceis de se livrarem de certos trabalhos. Indivíduos que pegam idéias prontas, certamente nunca terão opinião própria, pois, sempre se deixam levar pelo conhecimento e pensamento de outras pessoas.
Quando não se tem o conhecimento do que é o plágio, é aceitável o erro. Porém, a partir do momento que se tem ao menos noção do que o plágio significa, o erro passa a se tornar falta de vergonha.
De nada adianta termos um posto de mérito, se esse mérito foi “conquistado” de forma errada, desonesta conosco e com outros.
Com a internet os casos de plágio aumentaram assustadoramente, pois em poucos segundos tem-se acesso a um mundo de informações e dados sobre os mais diversos assuntos. O “copia e cola” é uma maneira fácil e rápida de se obter tudo o que se quer em pouco tempo, mas as conseqüências mais tarde serão notadas claramente, principalmente pelo fato de que quando se pega a idéia de outro, está deixando de exercitar o próprio intelecto.
O plágio é crime. Todo aquele que usa da obra de outra pessoa, sem autorização,para seu benefício, está cometendo crime.
A Associação Brasileira de Direitos Reprográficos – ABDR, nos ajuda a ter maior consciência a respeito do plágio, nos mantendo informados a respeito do que se encaixa nesse quadro.
Tendo em vista que a grande maioria da população tem conhecimento sobre o que é o plágio e suas consequências, fica a critério de cada um fazê-lo ou não. O respeito e caráter de cada pessoas deve vir de cedo, já na infância, para que quando adultos, sejam aptos de