Plágio
Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita.
Faz parte da formação dos alunos que estes sejam capazes de articular as ideias desses autores de referência com as suas próprias idéias
engana-se quem pensa que só faz plágio quem copia, palavra por um trabalho inteiro sem citar a fonte de onde tirou.
Segundo o professor Lécio Ra mos, citado por Garschagen
(2006), podemos listar pelo menos 3 tipos de plágio:
IntegrAL
o “engano” citado acima...
PArCIAL
que ocorre quando o trabalho é um “mosaico” formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras
COnCeItUAL
a utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte origina
então, qual é a forma correta de colocar estas ideias no texto acadêmico?
É simples: basta escrever com suas própriaspalavras de modo a explicar todas as citações, apresentar as fontes no próprio texto, e, se necessário, incluir as citações diretas (texto literal do autor utilizado) à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido.
licenças creative commons: como funcionam
Trata-se de um sistema alternativo às licenças tradicionais de utilização de obras protegidas, que permite ao criador de uma obra decidir quais os direitos que pretende reservar para si, enquanto autoriza o público a trabalhar com base nas suas ideias.
No modelo “Autoria Comum”,
Atribuição (by)
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela cria- ção original.
Atribuição (by-sa)
Compartilhamento pela